Visitas Guiadas: por que toda indústria deveria ter
- Marketing Riole
- 20 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de abr. de 2024
Confira 05 vantagens em ter o Programa 'Visite a Fábrica' e o guia completo de Visitas Guiadas WalkMeet para sua indústria.

Turismo Industrial é a tendência que chegou para ficar. Essa prática realizada nas principais indústrias do Brasil e do mundo tem atraído diversos clientes, acionistas, colaboradores de outras sedes, fornecedores, estudantes, familiares de colaboradores, integrantes da comunidade ao redor, viajantes e turistas culturais para o chão de fábrica.
Caso os termos 'Visitas Guiadas na Indústria' ou 'Turismo Industrial' sejam novos para você, acesse o tópico abaixo para descobrir o significado, o objetivo e a importância desta prática que tem revolucionado a conexão de parceiros corporativos e das comunidades com as fábricas.
O que é Turismo Industrial?

Como o próprio nome sugere, Turismo Industrial é a prática de visitar fábricas, instalações de plantas fabris e produtivas, entre outros locais das empresas, em especial indústrias.
Qual o objetivo da visita guiada na fábrica?
O objetivo do Turismo Industrial, conhecido também como visita guiada na fábrica, visita guiada na indústria ou Programa de Visita à Fábrica é abrir as portas para que os visitantes conheçam a história da empresa, os processos produtivos, os serviços, as rotinas, os equipamentos, as tecnologias, entre outros detalhes, e vejam na prática como o dia a dia da empresa acontece.
Qual a importância da visita guiada na fábrica?

Normalmente, a visita guiada é uma experiência única de conexão entre visitante e marca. Muito mais do que aproximar os públicos-alvos da empresa, essa prática promove a educação sobre os processos industriais de diversos setores. Além de conhecer os bastidores, os visitantes participam de dinâmicas, entre outras experiências práticas, como, por exemplo, degustar produtos comestíveis ou bebíveis, caso a fábrica produza alimentos ou bebidas. Ao final, os visitantes levam memórias incríveis para casa, marcando, além desses momentos, a marca da empresa que os recebeu e proporcionou essa experiência única.
05 razões para implantar um Programa de Visitas Guiadas

Existem diversas vantagens em implantar um programa de visitas guiadas na sua empresa. Hoje, vamos listar os 5 principais motivos:
1) Transparência Empresarial
As visitas guiadas proporcionam transparência, permitindo que clientes, acionistas, parceiros e funcionários conheçam de perto os bastidores dos processos e operações da empresa, certificando-se do profissionalismo, qualidade e excelência da sua marca. O Turismo Industrial é a iniciativa ideal para você mostrar as fortalezas dos seus produtos e serviços para a comunidade.
2) Fortalecimento da Marca
Ao abrir as portas para essa iniciativa, sua empresa cria uma imagem positiva, transmitindo confiança e comprometimento com a qualidade de seus produtos e serviços, o que fortalece ainda mais a marca no mercado. Essa abertura estratégica não só promove o negócio, como também reforça a construção de reputação e referência no setor.

3) Engajamento dos Colaboradores
As visitas guiadas envolvem os funcionários, proporcionando-lhes uma compreensão mais profunda do seu papel na empresa e aumentando o senso de pertencimento e engajamento. O Turismo Industrial também é uma ponte para estudantes, despertando o interesse genuíno nesses futuros profissionais, seja para fazer parte da organização ou seguir uma profissão que eles conheceram durante a visita.
4) Potencial de Negócios
A interação direta que o Turismo Industrial proporciona pode gerar oportunidades de negócio, seja através de parcerias com fornecedores e demais instituições da comunidade em que sua empresa faz parte, início de negociações ou efetivação de vendas para potenciais clientes, entre outras iniciativas relacionadas aos seus produtos e/ou serviços.
5) Feedback Direto
Com as visitas guiadas, sua empresa abre espaço para receber feedback direto, o que é valioso para a melhoria contínua dos processos e experiências oferecidas aos visitantes. Sua empresa cria uma oportunidade única para construir relacionamentos sólidos com os visitantes, fortalecendo laços e potencializando a fidelidade à sua marca.
Como organizar uma Visita Guiada na indústria?

Como funciona uma visita guiada na fábrica? Qual é o passo a passo para fazer uma visita guiada em empresas e indústrias?
Organizar um programa de visitas à fábrica é prático, porém, requer alguns passos importantes. Toque ou clique em cada item para saber mais:
Defina os objetivos
Toda empresa tem um propósito ao criar seu programa de visitas guiadas; como, por exemplo, instruir clientes, fornecedores e demais interessados sobre os processos produtivos da fábrica e/ou estreitar os laços com a comunidade.
Não há problema em listar mais de um objetivo. O importante, mesmo, é definir pelo menos um, pois ele é fundamental para que você siga com a organização da visita.
Treine sua equipe

Garanta que o seu time esteja preparado para receber os visitantes. Alguns treinamentos importantes para capacitar a equipe envolvida na visita são:
Habilidades de comunicação;
Apresentação do processo produtivo;
Procedimentos de segurança.
Confira: Treinamentos em Chão de Fábrica: Supere Ruídos com WalkMeet
Desenvolva materiais institucionais
Confira algumas ideias de materiais institucionais para visitas guiadas na fábrica:
Carta do CEO, desejando boas-vindas;
Apresentação com a linha do tempo da empresa;
Vídeo institucional;
Jornal ou revista impressa com assuntos importantes sobre a organização;
Flyer com mapa - contendo a localização dos setores, boas práticas e instruções de segurança em casos de emergência;
Brindes corporativos (ex.: bloco de anotações, caneta, copo ou squeeze, chaveiro, ecobag, boné, crachá e cordão de visitante, etc.).
Prepare um roteiro

Crie um roteiro com os principais momentos, falas e ações a serem realizadas ao longo da visita guiada (ex.: história da empresa, processo produtivo, laboratório, controle de qualidade, fala da presidência ou da diretoria, dinâmicas e sorteios, coffee break, entre outros).
Prepare documentações
Caso você queira divulgar as fotos das visitas guiadas, seja em comunicado interno ou externo, é necessário pedir a autorização dos visitantes por meio de um Termo de Autorização de Uso de Imagem e Som.
Já para visita nos setores fabris, prepare o Termo de Recebimento, Responsabilidade e Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Pense em outras autorizações e documentações necessárias, como, por exemplo, Termo de Confidencialidade (Acordo de Não-Divulgação).
Pense nos procedimentos de segurança

Comunique os procedimentos de segurança com muita clareza aos visitantes, incluindo: orientações sobre comportamentos seguros, saídas de emergência, áreas restritas, entre outros pontos importantes para garantir a segurança dos visitantes e dos colaboradores. Você vai gostar também: Priorizando a Segurança em Ambientes Ruidosos
Organize a logística
Assegure que as instalações estão organizadas, limpas e sinalizadas antes de receber os visitantes. Organize um espaço para o coffee break, considerando a circulação de pessoas, ventilação, cadeiras e mesas. Se necessário, organize também os locais para as apresentações em .ppt e discursos da alta liderança, ponderando a melhor disposição para todos os presentes. Inclusive, é fundamental garantir que haverá guias e lideranças disponíveis nas datas e horários marcados para que os visitantes não 'percam a viagem'. Em caso de participação de pessoas estrangeiras, lembre-se de contratar um intérprete para tradução das falas.
Separe os equipamentos necessários

Reserve todos os EPIs necessários para que a visita aconteça. Além disso, para assegurar que os visitantes ouçam o guia perfeitamente em meio aos ruidos ocupacionais, invista em radiocomunicadores e headsets WalkMeet para utilização pelos participantes, guia e intérprete.
Ter esses equipamentos para Visitas Guiadas e Turismo Industrial garante que todas as falas ao longo da visita sejam tansmitidas com clareza, e ouvidas perfeitamente, demonstrando o profissionalismo e cuidado da empresa com seus visitantes para que eles tenham a melhor experiência possível.

Saiba mais:
Agende o programa
Estabeleça um local de agendamento para as visitas (ex.: formulário em seu site). Esse passo é fundamental para determinar o número mínimo e máximo de visitantes e recebê-los com segurança, considerando o espaço e capacidade da fábrica.
Ouça feedbacks

Crie uma forma de coletar o feedback dos visitantes. O formulário impresso ou formulário on-line, disponibilizado em um tablet, são algumas opções.
Sugerimos que faça poucas perguntas e, de preferência, que sejam de múltipla escolha. Caso alguma exija resposta discursiva, é importante que ela tenha um número máximo de caracteres ou linhas. Dessa forma, o formulário será direto, rápido, prático e convidativo para ser respondido por qualquer pessoa. Será prático também para a equipe responsável em analisar as respostas.
Não coloque o campo de preenchimento 'Nome' como dado obrigatório, pois o visitante precisa se sentir à vontade para não se identificar, se preferir, ao fazer críticas construtivas. Por certo, a opinião de todos ajudará a aprimorar futuras visitas e a entender as preferências do público-alvo.
Faça testes

A melhor maneira de saber se o roteiro preparado faz sentido e se está de acordo com os objetivos definidos lá no início é fazer uma 'visita-piloto' com os colaboradores.
Peça o feedback da equipe, faça ajustes no roteiro e no conteúdo abordado, caso necessário. Afinal, os colaboradores são os principais promotores de uma marca, logo, é imprescindível que todos a conheçam bem, antes mesmo dos visitantes.
Você pode gostar também: Aprimorando a Comunicação em Grupo na Indústria
Divulgue a iniciativa
Crie uma página em seu site dedicada ao Programa de Turismo Industrial e convide seus clientes, e fornecedores, para participarem desta iniciativa. Pense em uma comunicação especial para o convite (ex.: carta do CEO). Lembre-se da força das redes sociais: pense em uma trilha de posts e stories para divulgar essa ação. Se deseja atrair um público amplo, como a comunidade ao seu redor, desenvolva também outras estratégias de marketing (ex.: panfletos, cartazes em transporte coletivo, e-mails a instituições educacionais e associações de moradores, parcerias, etc.).
Avalie o programa continuamente
Avalie essa ação regularmente, e faça ajustes se necessário, para garantir que o programa atenda aos objetivos da marca e aos interesses dos visitantes.
A estrutura do programa de Turismo Industrial Guiado pode variar de acordo com o tipo de indústria, porte da empresa e objetivos específicos. Portanto, os tópicos acima podem ser adaptados conforme as necessidades do seu negócio.
WalkMeet: o equipamento ideal para visitas guiadas

WalkMeet é o comunicador bidirecional, full-duplex, mais usado para visitas guiadas e treinamentos pelas grandes indústrias brasileiras. É o sistema de comunicação em grupo ideal para ambientes com elevado nível de ruído e necessidade de interação multilíngue.
Diferente dos equipamentos importados, WalkMeet é um radiocomunicador profissional, com produção nacional, desenvolvido especialmente para atender às necessidades e padrões da Indústria.
O melhor radiocomunicador do mercado permite a distribuição de até 125 grupos independentes sem afetar a qualidade da transmissão. Além de apresentar áudio de alta qualidade, opera na frequência digital 2.4GHz, com alcance de até 100 metros e 10 horas de uso de bateria. Adapta-se perfeitamente a EPIs, trazendo segurança e conforto para a comunicação em ambientes ruidosos.
Faça visitas guiadas com WalkMeet e proporcione aos seus clientes, fornecedores e demais visitantes uma experiência única e memorável, construindo, assim, parcerias sólidas e duradouras.
Quer saber mais sobre como o WalkMeet pode melhorar suas experiências turísticas? Entre em contato com nossa equipe.
Um produto Riole
A Riole é uma indústria especializada em produtos e sistemas de áudio e vídeo, que oferece soluções exclusivas de comunicação para o setor industrial, gerenciamento técnico de áudio e vídeo para plenários legislativos, tribunais e conselhos, equipamentos de tradução simultânea para eventos multilíngues, além de acessibilidade para salas de cinema.
Tem como principal compromisso a inovação e o desenvolvimento de soluções para melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.
Com sede em Colombo, região metropolitana de Curitiba/PR, a Riole é referência internacional há mais de 40 anos.
Quer saber mais detalhes do WalkMeet? Envie-nos uma mensagem com as suas dúvidas ou peça um orçamento agora mesmo:
Comments